No período de 30 de outubro a 1 de novembro será realizado, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador - RJ, o Exercício Parcial de Resposta Integrada a Emergência e Segurança Física Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.
O exercício terá a supervisão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), e coordenação da Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro.
No dia 30 de outubro será realizada a cerimônia de abertura e a apresentação do planejamento e a dinâmica do exercício. No dia 31 ocorrerá efetivamente o exercício no período de 9h às 16h e, no dia primeiro de novembro será a vez da avaliação do evento pelas instituições.
O exercício parcial permite que sejam testados novos procedimentos e protocolos de resposta a uma situação de emergència nuclear, sem que as atividades de campo estejam acontecendo. O resultado desse exercício será avaliado pelos colegiados do Sipron, podendo resultar em melhorias nos manuais e procedimentos.
"É uma oportunidade para as instituições trabalharem de maneira coordenada e conjunta. Esse ano, em especial, nós testaremos a interação entre a segurança técnica e a segurança física nuclear. Esta interação consiste em um desafio não só para o Brasil, mas também para a maioria dos países que fazem parte da comunidade nuclear internacional,", explicou o Assessor de Emergência Nuclear do GSI, Comandante Santos.
Eletronuclear