Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mambucaba

Eletronuclear participará do Exercício do Plano de Emergência Parcial

Evento será na Ilha do Governador


Gabinete de Segurança Institucional

No período de 30 de outubro a 1 de novembro será realizado, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador - RJ, o Exercício Parcial de Resposta Integrada a Emergência e Segurança Física Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.

O exercício terá a supervisão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), e coordenação da Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro.

No dia 30 de outubro será realizada a cerimônia de abertura e a apresentação do planejamento e a dinâmica do exercício. No dia 31 ocorrerá efetivamente o exercício no período de 9h às 16h e, no dia primeiro de novembro será a vez da avaliação do evento pelas instituições.

O exercício parcial permite que sejam testados novos procedimentos e protocolos de resposta a uma situação de emergència nuclear, sem que as atividades de campo estejam acontecendo. O resultado desse exercício será avaliado pelos colegiados do Sipron, podendo resultar em melhorias nos manuais e procedimentos.

"É uma oportunidade para as instituições trabalharem de maneira coordenada e conjunta. Esse ano, em especial, nós testaremos a interação entre a segurança técnica e a segurança física nuclear. Esta interação consiste em um desafio não só para o Brasil, mas também para a maioria dos países que fazem parte da comunidade nuclear internacional,", explicou o Assessor de Emergência Nuclear do GSI, Comandante Santos.

Todas as 60 instituições componentes do Sipron estarão presentes no exercício. Os três centros de resposta serão ativados: um centro local, um centro estadual e um centro federal. Em média, são 20 participantes em cada centro.
Estarão diretamente envolvidos no evento, a Eletronuclear, a Defesa Civil Estadual do RJ e a Defesa Civil do município de Angra dos Reis, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a CNEN, o Ibama, as Forças Armadas, além de outras instituições e ministérios.
Os exercícios de resposta a uma emergência nuclear acontecem todos os anos, alternando-se entre as formas parcial e geral, isto é com movimentação das equipes no terreno. O objetivo destes treinamentos é garantir a proteção da população, do meio ambiente e dos trabalhadores da Central Nuclear.

Eletronuclear

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!