Na próxima quinta-feira, 7 de novembro, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis dará mais um passo importante para a criação de um ecossistema de inovação no município e no Estado do Rio de Janeiro com a realização do evento Negócios Inovadores e a Economia do Mar. Marcado para acontecer das 8h30 às 12h15, o encontro vai promover debates e troca de experiências com profissionais da área, autoridades e startups.
– Mais uma vez, o Parque Tecnológico do Mar mostra a que veio, organizando um evento para que nomes promissores e consolidados da Economia do Mar possam debater novas oportunidades de mercado, parcerias e aprendizados estratégicos. Tudo isso, vale lembrar, por meio da junção entre soluções tecnológicas criativas e o mar, matéria-prima de Angra dos Reis. Não poderíamos estar mais felizes e confiantes com esse horizonte de possibilidades que temos nas mãos – resume o secretário de Governo e Relações Institucionais, André Pimenta.
Debates e pitches de olho no amanhã
A realização de duas mesas-redondas sobre Economia do Mar com autoridades e profissionais promete alavancar ideias e fornecer um panorama amplo sobre a área. Na primeira delas, a ser iniciada a partir das 10h30, o tema "Os Desafios para a Transformação da Economia do Mar" contará com a mediação do secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra dos Reis, André Pimenta, e terá as colaborações do subsecretário-adjunto de Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Felipe Alexandre, do comandante da Capitania dos Portos, Rafael Camelo, e do almirante do Cluster Naval, Walter Lucas da Silva.
No segundo encontro do evento, às 11h15, intitulado "Como a inovação aberta pode resolver os desafios da Economia do Mar? - Colaboração entre os setores - Tríplice Hélice", a mediação será feita pelo coordenador de projetos da Fundação Certi, Marcus Dias, e as interlocuções ficarão a cargo da CEO da BR Marinas, Gabriela Lobato, do diretor do CEFET de Angra dos Reis, Everton Pedroza, do New Nuclear Power Plant Development Advisor da Eletronuclear, Marcelo Gomes, e do analista de Relacionamento de Mercado da Firjan RJ, Eduardo França.
– A Tríplice Hélice é um modelo de inovação que promove o desenvolvimento econômico e social ao integrar universidade, indústria e governo. Esse conceito destaca que a inovação tecnológica se concretiza quando o conhecimento gerado é direcionado para atender às demandas das empresas e do setor privado. Por isso, é fundamental discutir esse tema em uma mesa-redonda, incentivando a colaboração entre os setores e fomentando parcerias estratégicas – explicou André Pimenta.
Antes do início das mesas, às 9h30, acontece a apresentação dos pitches das empresas selecionadas para o período de ocupação e incubação no Parque Tecnológico do Mar. Marulho – Sociedade e Meio Ambiente –, Uapê Energias Solares – Energia –, Costa Verde H2V – Energia –, Dessalinização de Água por Energia das Ondas – Energia –, TerraMar Biotecnologia – Saúde e Bem-estar –, Compara Peças – Tecnologia da Informação –, Nexaas – Varejo e Atacado –, Explore Angra – Tecnologia da Informação –, ViuPegou – Sociedade e Meio Ambiente – e Valle Fish – Alimentos e Bebidas – vão mostrar aos presentes os motivos que levaram à escolha delas para o primeiro processo de incubação da instituição.
– Será realmente um momento único para todos aqueles que acreditam na Economia do Mar como um divisor de águas para Angra dos Reis e para o Estado do Rio de Janeiro. Chegou a hora de trilhar o caminho do futuro e da inovação – conclui o secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra dos Reis.
Parque Tecnológico do Mar
Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis oferece uma infraestrutura de 1,1 mil m², projetada para atender às necessidades das startups. O espaço conta com 14 salas para startups, dois auditórios, uma sala de leitura e estudos, dois coworkings, uma sala de robótica, corte a laser e impressão 3D, um laboratório de treinamento em TI, um espaço interativo coletivo e uma sala de reunião. Essa estrutura visa proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico e para conexões entre empreendedores.
Para mais informações, o Parque disponibiliza o telefone (24) 3377-6558 e o e-mail [email protected].
Fonte: Redação