Estão abertas, até 30 de novembro, as inscrições de pessoas interessadas em participar do curso Territórios da Escrita. Iniciativa do Ministério da Cultura e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai estimular novos escritores e escritoras, promovendo a diversidade expressiva do povo brasileiro.
Para participar, basta ter 18 anos completos, sem exigência de nível de escolaridade. Ao todo, são mil vagas disponíveis para todo o país, sendo que 25% serão para pessoas negras (pretas e pardas), 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Para apoiar a desconcentração regional, pessoas moradoras das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão pontuação adicional de um ponto.
A seleção ocorre a partir da análise das respostas ao formulário eletrônico e documentos e comprovantes que devem ser enviados. As aulas terão início em 15 de janeiro de 2025 e ocorrerão em formato online.
Serão 50 turmas de 20 estudantes, sendo que cada uma contará com monitoria para acompanhamento dos trabalhos. Para 100 estudantes que atingirem as maiores pontuações em seus textos durante a formação haverá uma bolsa de R$ 2 mil, de agosto de 2025 a janeiro de 2026, para concluírem as obras.
O programa conta com sete trilhas de aprendizagem:
Crônica, com aulas ministradas pela professora Claudia Caimi (mestra e doutora em Teoria da Literatura);
Conto, com a professora Cinara Antunes Ferreira (Instituto de Letras/UFRGS);
Dramaturgia, com a professora Patrícia Silveira (doutora em Letras pela PUCRS);
Literatura Infantil, com a docente Gláucia de Souza (Colégio de Aplicação - UFRGS);
Literatura Juvenil, Caio Riter (doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, com pós-doutorado em Escrita Criativa pela PUCRS);
Narrativa Longa, com a professora Márcia Ivana (Instituto de Letras/UFRGS); e
Poesia, com o professor Gustavo Rückert (UFPel).
Maiores Informações: pelo e-mail territoriosdaescrita@ufrgs.br.
Redação