Durante o evento de tecnologia Angra Tech, o Setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento e Parcerias apresentou ao público o Sistema de Informações Geográficas de Angra dos Reis (SIGA Web): http://siga.angra.rj.gov.br/, um site que disponibiliza uma variedade de informações para uso cidadão e de gestão pública. O projeto estava sendo desenvolvido desde 2017.
O site, que já tem sido um instrumento importante para a gestão municipal, conta com módulos para diversas secretarias, como Assistência Social, Habitação, Mobilidade Urbana, Gestão de Projetos, Defesa Civil, Turismo, Agricultura e Pesca, Educação, Planejamento, Finanças, Saúde, Água e Esgoto e Patrimônio Imobiliário.
O SIGA Web conta com uma versão voltada para o acesso público da população, que incorpora diversas informações geográficas do município, como suas vias públicas, topografia, vegetação, hidrologia e ocupação do solo de todo o território municipal. Todas as imagens contidas no site foram feitas a partir de sobrevoos pela cidade.
Com a realização do projeto, Angra dos Reis entra para um seleto grupo de cidades brasileiras que possuem esse tipo de sistema, como Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo. Sua funcionalidade prática poderá ser aproveitada também pela academia científica, como o curso de Geografia da UFF, no Polo Jacuecanga.
Benefícios diretos à gestão municipal
O sistema tem contribuído para o poder público em todo o seu planejamento territorial, bem como suas tomadas de decisão e seus investimentos públicos. Todas as informações do espaço urbano municipal, obtidas pelo monitoramento aéreo do SIGA Web, estão sendo de grande valia para implementações de políticas públicas nas áreas da saúde, turismo e segurança pública.
O SIGA Web tem auxiliado também na gestão das áreas de risco do município, em participação direta com a Defesa Civil, bem como com o Instituto do Meio Ambiente, a partir da maior capacidade de fiscalização de áreas de preservação e de ocupação irregular, da possibilidade de análise da saúde da vegetação municipal e da ampliação do seu monitoramento.
O projeto conta com uma versão offline em um aplicativo interativo para uso exclusivo da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Regional e outras, que possibilita cadastros de informações e anexações de fotos e vídeos.
A partir de análises obtidas por meio de diversas tecnologias, como a modelagem do terreno da cidade em três dimensões, o projeto tem beneficiado também áreas como: a logística de transporte, para a construção de novas rodovias e ruas; o sistema de água e esgoto, para a realização de obras de dragagem; e o ordenamento do espaço público, para a construção de novos empreendimentos.
Benefícios diretos ao cidadão
O site tem uma relação clara com a cidadania, pois possui o objetivo de se tornar uma ferramenta usada no dia a dia por todos os moradores da cidade. A partir dele, o cidadão poderá se instruir de diversas informações práticas, como os nomes reais de ruas, as localidades de zoneamentos urbanos, os tipos de construção que pode realizar em seu lote, os detalhes do território que habita e a localização de escolas, unidades de saúde, escolas e CRAS em seu bairro.
O sistema tem disponível para download uma base cartográfica do município em alta resolução com grande quantidade de detalhes e informações territoriais essenciais para o exercício pleno da cidadania.
Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis