calendário esportivo de 2024 em Angra dos Reis foi aberto com a tradicional Corrida dos Santos Reis, que teve nesse ano a sua 33ª edição. A prova de 5 km aconteceu na noite do último dia 5, com largada e chegada na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. O evento marcou mais um aniversário de Angra dos Reis, que no dia 6 de janeiro, completou de 522 anos. E a corrida dos Santos Reis desse ano foi marcada pelo recorde de competidores. A tradicional prova alcançou o número de 899 corredores.
As mulheres foram maioria na Corrida dos Santos Reis de 2024. Sete a mais que os homens. Elas, 453, e eles, 446. O vencedor no Geral Masculino foi pelo terceiro ano seguido o Damião da Silva, atleta de Barra Mansa, da equipe Coração de Aço, de Volta Redonda. Ele conquistou o tricampeonato com o tempo de 14min56seg, superando o tempo que ele havia feito no ano passado, que foi de 16min10seg. Damião Diminuiu o seu tempo nos 5 km, na prova desse ano, em 1min56seg.
Na segunda colocação ficou o atleta de Mangaratiba, Almir Fontella, com o tempo de 16min10seg. Em terceiro lugar chegou o corredor Alessandro Inácio, de Angra, com o tempo de 16min24seg. Aliás, se repetiu em 2024 o pódio nas três primeiras colocações que foi registrado no ano passado. Damião da Silva, em 1º, Almir Fontella, em 2º, e Alessandro Inácio, em 3º. Em quarto lugar chegou José Ferreira de Souza, mais conhecido como o Raio, com o tempo de 16min35seg, e na quinta colocação ficou, o também atleta de Angra, João Paulo Souza, com o tempo de 16min45seg.
No Geral Feminino, mais uma vez deu Solange Mariano. A atleta de Angra bateu o seu recorde na prova de 5 km, superando o seu tempo em suas inúmeras participações na Corrida dos Santos Reis. Solange cruzou a linha de chegada com o tempo de 18min11seg, e no ano passado ela havia completado os 5 km com 18min48seg. Foram 37 segundos a menos. Em segundo lugar ficou mais uma vez a atleta, também de Angra, Gilvania Nóbrega, da equipe Desbravadores, que completou a prova em 19min55seg. Ela também bateu recorde em suas participações na Corrida dos Santos Reis, pois no ano passado, ela havia concluído a prova em 20min31seg. Neste ano, Gilvania Nóbrega diminuiu o seu tempo em 36 segundos.
Completando o pódio feminino, na terceira colocação chegou Valdilene Ribeiro, da equipe Viva Mais Runners, com o tempo de 20min37seg. Na quarta colocação ficou Edna da Silva Rodrigues, da equipe Atletismo WS, com o tempo de 20min45seg, e na quinta colocação ficou Luana Morais Barros, da equipe AFFA, com o tempo de 21min02seg.
Fonte: Jornal A Cidade