O Município de Paraty participou da Etapa Final da 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, que foi realizada no Teatro Riachuelo e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na capital, entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2024.
A Conferência Estadual de Cultura, com o tema "Democracia e Direito à Cultura", foi integrada por representantes democraticamente escolhidos pelos municípios do estado e contou com convidados que participaram dos debates, mas sem direito ao voto. A delegação de Paraty foi composta por 16 delegados – sendo 5 do poder público e 11 da sociedade civil – escolhidos na 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em junho de 2023.
De acordo com o secretário de Cultura de Paraty José Sérgio Barros: "Paraty luta pela descentralização dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura, levando em consideração o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais que busca mostrar que a potência de um município não se dá apenas por sua densidade demográfica, como também por sua expressividade artística e cultural".
A eleição foi distribuída de forma regional, o Município de Paraty integra a região da Costa Verde, juntamente com Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí. Representando o Poder Público foram eleitas de forma consensual a titular Paula Fabricante (Paraty) e a suplente Daniele Valente (Mangaratiba). Entre os representantes da sociedade civil foi realizada eleição tendo como titulares José Geraldo Silva e Ana Carolina Pereira (ambos de Paraty) e a suplência ficou com Maikel (Itaguaí) e Paulo Dendê (Mangaratiba).
Com esta eleição, Paraty assume o compromisso de enviar 3 delegados para Brasília tendo como meta defender as demandas e anseios da região. A Costa Verde também tem representação por meio do setorial de Circo com a eleição de Adriano Didi (Itaguaí).