A promotoria da 147ª Zona Eleitoral de Angra dos Reis, atendendo a uma representação do diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no município, opinou favorável a liminar nesta terça-feira, 21 de maio, ao partido, determinando que Daniele Afif e o jornal A Cidade suspendam imediatamente a divulgação de uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e publicada a partir do dia 3 de maio, até que sejam fornecidos os detalhamentos dos resultados obtidos.
O diretório do MDB destaca no pedido ao Ministério Público que a divulgação de uma pesquisa sem os devidos esclarecimentos pode causar prejuízos de difícil reparação, considerando o nível de abrangência e alcance da internet.
O promotor eleitoral Plínio Vinícius D"Ávila Araújo, que assina o documento, aponta contradições e a ausência de dados essenciais, como o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança e o número de entrevistas.
A promotoria do MP também questiona as informações divulgadas nas redes sociais de Afif e no site do jornal sobre o crescimento na intenção de voto de um pré-candidato sem a devida comprovação.
Na decisão liminar, o Ministério Público Eleitoral determina que sejam incluídos esclarecimentos na divulgação dos resultados da pesquisa, sob pena de multa em caso de descumprimento.
Fonte: Jornalista Beto Carmona