Angra dos Reis deu um passo significativo na garantia de segurança e conforto das mulheres que utilizam o transporte público municipal. A partir de agora, os assentos rosas são reservados exclusivamente para o público feminino nos ônibus da cidade. Esses assentos incluem o assento individual, virado no sentido contrário aos demais, e as duas poltronas da frente, conhecidos como assento frente a frente.
A ação foi implementada pela Superintendência de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos, vinculada à Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, com o intuito de proporcionar um espaço mais seguro para as mulheres, especialmente durante os horários de pico, quando o transporte coletivo tende a ficar movimentado.
- Os assentos individuais frente a frente, muitas vezes causam desconforto às mulheres, que se sentem expostas ao ficar de frente para homens. Em parceria com a Viação Senhor do Bonfim, decidimos reservar esses assentos exclusivamente para as mulheres, com o objetivo de oferecer mais conforto, tranquilidade e segurança para as usuárias do transporte público – comentou o Superintendente de Mobilidade Urbana, Marcel Araújo Carneiro.
Todos os 45 ônibus que possuem assentos individuais na frente do veículo, já estão sendo preparados com essa identificação e contam com cartazes informativos colados nos respectivos veículos das linhas municipais.