Angra dos Reis receberá a partir da próxima semana o mutirão de castração de cães e gatos do programa RJPET, serviço gratuito oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal e apoio da Prefeitura. A ação será realizada nos bairros Japuíba (de 7 a 11 de abril) e Parque Mambucaba (de 14 a 17 de abril), mas moradores de outros bairros também podem marca a cirurgia para seus pets.
O agendamento da castração já está disponível no site rjpet.com.br. Para isso, o tutor deve criar uma conta com e-mail e senha. É obrigatório preencher os dados do animal, que deve ter de 4 meses a 7 anos de idade e pesar de 3 a 25 quilos. Além disso, o tutor deve residir em Angra e só pode agendar um animal por CPF.
Protetores de animais podem programar até oito castrações. Eles também precisam apresentar os documentos pessoais (lista abaixo), além de declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho como protetor, outros documentos que comprovem a prática e dados completos do local de acolhimento dos animais.
As cirurgias serão realizadas em um ônibus com equipamentos de ponta. A unidade contará com uma equipe de profissionais, incluindo veterinários, técnicos e auxiliares. Todos os dias serão realizadas entre 150 e 200 castrações.
Além do controle populacional, a castração animal tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar dos pets. O procedimento reduz o risco de doenças como câncer de mama e infecções uterinas em fêmeas, além de prevenir problemas de próstata em machos. A castração também pode ajudar a prevenir comportamentos indesejados, como marcação territorial e agressividade, facilitando a convivência entre animais e humanos.
Mutirão de Castração do RJPET
Agendamento pelo site rjpet.com.br
Japuíba - de 7 a 14 de abril, no Clube Real na Japuíba
Parque Mambucaba - de 14 a 17 de abril, no CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard
Documentos pessoais e dados do tutor necessários para marcar a castração
Documento de identidade com fotoCPFComprovante de residênciaCelular e e-mail