A partir desta quarta-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Angra dos Reis passa a oferecer um novo medicamento na rede pública municipal para crianças e jovens de até 19 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O aripiprazol, utilizado no tratamento dos sintomas associados a essas condições, contribui para o controle de comportamentos desafiadores e para a promoção do equilíbrio emocional, representando um avanço no acesso ao tratamento e na melhoria da qualidade de vida desses pacientes.
O medicamento estará disponível nas apresentações de comprimidos de 15 mg e solução oral de 20 mg/ml. A solicitação deve ser feita às quartas-feiras, das 9h às 14h, na Farmácia Social Municipal, localizada na Rua José Belmiro da Paixão, 148, no Parque das Palmeiras.
Para solicitar o medicamento, é necessário que o paciente resida em Angra dos Reis e apresente laudo médico emitido por profissional do SUS, indicando a necessidade do uso de aripiprazol. Também é preciso apresentar original e cópia dos documentos listados abaixo. O pedido será analisado em até dez dias. Após a liberação, o medicamento poderá ser retirado na Farmácia Social Municipal pelo responsável legal, mediante apresentação da receita médica atualizada. Vale lembrar que a rede pública municipal de Angra dos Reis já oferece, gratuitamente, outro medicamento para TEA e TDAH: a risperidona.
- A inclusão do aripiprazol na rede pública de saúde é mais do que a ampliação de um protocolo de tratamento — é um gesto de cuidado com as famílias angrenses que convivem com os desafios do TEA e do TDAH. Fazer esse anúncio justamente no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reforça nosso compromisso com a inclusão e com uma saúde pública mais acessível, humanizada e preparada para acolher a todos - afirmou o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.
Documentos necessários:
• Paciente de 18 a 19 anos: RG (ou outro documento de identificação), CPF, comprovante de residência ou declaração da Estratégia de Saúde da Família (ESF) onde está cadastrado e comprovante de renda (se houver);• Paciente de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias: RG (ou outro documento de identificação, podendo ser a certidão de nascimento);• Responsável legal: RG (ou outro documento de identificação), CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (se houver).