A Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz contará a história da vila caiçara de Trindade, localizada em Paraty, Rio de Janeiro, no espetáculo Memórias da Trindade. Nos dias 25 e 26 de abril, a peça será apresentada no Provetá, na Ilha Grande - Angra dos Reis, 09 e 10 de maio na Associação de Moradores de Trindade - AMOT, 16 e 17 de maio na Casa da Cultura de Paraty.
A peça narra a vida na comunidade caiçara ao longo dos séculos, conduzida pelas personagens Dina e Carmira, duas senhoras trindadeiras e guardiãs das memórias da região. Enquanto conversam e tomam um café adoçado com caldo de cana, despertam memórias antigas de indígenas, piratas e famílias que povoaram a vila até a impactante chegada do progresso que modificou os costumes e o modo de vida do lugar.
Memórias da Trindade combina a atuação das talentosas atrizes Fátima Queiroz e Lilia Rosa com técnicas de manipulação de bonecos, teatro de luz e sombras, animações e música ao vivo. Pela primeira vez, será acessível em Libras.
Os bonecos da peça são inspirados em anciãos e anciãs da comunidade, destacando características e jargões próprios, proporcionando um reencontro emocionante para aqueles que os conheceram.
Formada em 2007, a Companhia Rosa Carmo Queiroz utiliza a arte teatral para perpetuar as narrativas orais e o legado deixado pelos antigos moradores de Trindade, transmitindo essas histórias às novas gerações de trindadeiros e trindadeiras, e celebrando a resistência de todos os caiçaras do nosso litoral.
O espetáculo Memórias da Trindade é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Espetáculo: "Memórias da Trindade", Companhia de Teatro Rosa Carmo Queiroz
Datas:
- 25/04 e 26/04 às 19h, no Provetá, Ilha Grande -Angra dos Reis. (Hotel da Igreja)
- 09/05 e 10/05 às 19h, na Associação de Moradores de Trindade – AMOT.
R. Dr. Sobral Pinto, s/n, Trindade. Paraty - RJ - CEP: 23970-000.
- 16/05 e 17/05 às 19h, na Casa da Cultura de Paraty.
R. Dona Geralda, 194, Paraty.
Entrada Gratuita
Classificação Etária: 8 anos
Espetáculo Acessível em Libras