Um acidente, na manhã deste sábado, com um teleférico em uma estação de esqui no nordeste da Espanha deixou 30 pessoas feridas, dos quais quatro em estado grave, informaram os serviços de emergência da região de Aragão, onde o caso aconteceu. O incidente ocorreu na estação de esqui de Astún, nos Pirineus Aragoneses, no nordeste do país, perto da fronteira com a França, quando um cabo do teleférico se desprendeu e as pessoas que estavam cadeiras caíram.
Além dos que estavam em estado crítico, outros seis foram levados ao hospital, enquanto os outros vinte "receberam alta no local", acrescentaram os serviços de emergência. Algumas pessoas ficaram penduradas no teleférico. Todas já foram resgatadas. Um número de telefone foi criado ara atender aos familiares das vítimas.
Nas primeiras informações de veículos espanhóis consta haver pelo menos nove feridos muito graves. A estação já foi fechada e evacuada.
O acidente aconteceu após o cabo de um teleférico se soltar, fazendo com as pessoas que estavam nas cadeiras caíssem. Alguns assentos também despencaram. Segundo a guarda civil local, o equipamento operava a 15 metros de altura. Na rede social X, o órgão destacou que participam dos resgastes equipes de guardas civis do Grupo de Resgate e Intervenção de Montanha, Serviço Aéreo e Segurança Cidadã, com demais serviços de emergência.