Os procedimentos do sorteio do Mundial apresentam vários princípios-chave para garantir equilíbrio competitivo e diversidade geográfica durante toda a fase de grupos e, dependendo dos resultados esportivos, na fase eliminatória. Os clubes qualificados foram alocados em quatro potes com oito equipes cada, de acordo com as respectivas classificações das confederações que foram usadas como parte do processo de qualificação para a competição.
- 32 dos principais clubes do mundo foram divididos em quatro potes de oito times cada
- Os principais princípios do sorteio garantirão o equilíbrio competitivo e a diversidade geográfica
Regras do sorteio do Mundial de Clubes
O primeiro pote é composto pelas quatro equipes mais bem classificadas da Europa, juntamente com as quatro equipes mais bem classificadas da América do Sul. É neste pote que Flamengo, Palmeiras e Fluminense se encontram, juntamente com Manchester City, Real Madrid, PSG, Bayern de Munique e River Plate.
Já o pote 2 é composto pelas equipes restantes da Europa. No terceiro pote ficam as duas equipes mais bem classificadas da Ásia, África e América do Norte, Central e Caribe, juntamente com os dois clubes restantes da América do Sul. No pote 4, as duas equipes restantes da Ásia, África e América do Norte, Central e Caribe, juntamente com o representante da Oceania e a equipe que representa o país anfitrião – Inter Miami.
O princípio geral do sorteio do Mundial é que nenhum grupo pode apresentar mais de um time da mesma confederação. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a Uefa (Europa), que será representada por 12 clubes no torneio. Ou seja, quatro dos oito grupos apresentarão dois clubes europeus.
O princípio geral do sorteio do Mundial é que nenhum grupo pode apresentar mais de um time da mesma confederação. Isso se aplica a todas as confederações, exceto a Uefa (Europa), que será representada por 12 clubes no torneio. Ou seja, quatro dos oito grupos apresentarão dois clubes europeus.
Outras restrições determinarão que clubes de uma mesma entidade não poderão pertencer ao mesmo grupo. Portanto, os clubes sul-americanos não poderão ser alocados em uma mesma chave. Todas as equipes do Pote 1 serão os cabeças-de-chave para os grupos que forem sorteados. O Inter Miami CF jogará a partida de abertura do torneio no Hard Rock Stadium, Miami, enquanto o Sounders abrirá sua campanha no Lumen Field, Seattle, logo depois.
Pote 1
Manchester City, Real Madrid, Bayern München, Paris Saint-Germain, Flamengo, Palmeiras, River Plate, Fluminense.
Pote 2
Chelsea, Borussia Dortmund, Internazionale Milano, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus, Salzburgo.
Pote 3
Al Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad AC, Monterrey, Club León, CA Boca Juniors, Botafogo.
Pote 4
Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance Sportive de Tunisie, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City, Inter Miami.
O cronograma completo das partidas do Mundial de Clubes, incluindo o estádio e o horário de início de cada partida, será finalizado e publicado após o sorteio, levando em consideração uma série de fatores, incluindo critérios esportivos e centrados nos jogadores, fãs locais e viajantes e considerações de transmissão global.