Angra dos Reis, Rio Claro e Paraty se destacam positivamente no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) a cada dois anos. A cidades demonstram possuem administração eficiente, superando a média estadual e nacional em alguns aspectos. O levantamento ressalta a flexibilidade orçamentária e a excelência no planejamento financeiro na região.
A pesquisa da Firjan é feita em todo o país, com dados oficiais de 2022 fornecidos pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A pontuação, variando de zero (0) a um (1), incorpora indicadores como Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.
Angra dos Reis conquistou a segunda posição na região Sul Fluminense, com uma nota impressionante de 0,8498, ficando apenas atrás de Piraí (0,8783). No estado do Rio, Angra ocupa o quarto lugar, seguindo Niterói, Piraí e Macaé, respectivamente.
Paraty também exibiu um desempenho bom, na sexta posição no Sul Fluminense, com uma pontuação de 0,7165, e ocupando a 16ª posição no estado. A cidade da Costa Verde supera em classificação localidades maiores e com orçamentos mais robustos, como Resende (20ª), Búzios (27ª) e Petrópolis (30ª). Entre as 81 cidades pesquisadas no Rio, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, é identificada como a menos administrada, registrando um IFGF de 0,1895.
Rádio Costa Azul