O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou uma campanha para concluir o levantamento biométrico de todos os eleitores do estado do Rio de Janeiro, até o dia 08 de maio.
Para efetuar o cadastro, os eleitores devem procurar os cartórios eleitorais no estado, munidos de documentação com foto e comprovante de residência.
Segundo o TRE-RJ, o estado tem pouco mais de 65% de seus eleitores com as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral. Isso significa que mais de quatro milhões de eleitores ainda não fizeram a coleta das digitais.
O Rio de Janeiro é um dos estados que tem o menor percentual de cadastrados. Abaixo dele, apenas Minas Gerais (62%) e Espírito Santo (55%). A unidade da federação que está mais perto de concluir o processo é o Piauí, com quase 94% de eleitores com biometria.
A biometria é a tecnologia que identifica a eleitora e o eleitor por meio do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.
Os eleitores de todos os estados podem conferir se suas digitais já foram registradas no site do Tribunal Regional Eleitoral do estado em que vota.
Cartóros eleitorais de Angra dos Reis