A Eletronuclear informa que a usina Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), às 22h47 desta quarta-feira (27), após trabalhos de manutenção dos transmissores de fluxo de uma bomba de refrigeração e no sistema de instrumentação dos detectores de potência do reator. A unidade passa por um processo de elevação gradual de potência antes de atingir 100%.
O desligamento temporário ocorreu na terça-feira (26), quando sensores elétricos do equipamento emitiram um alerta como se a bomba de refrigeração não estivesse ligada, o que posteriormente foi verificado que não procedia. Dessa forma, o sistema automático de segurança desligou a usina preventivamente.
As manutenções necessárias foram realizadas com sucesso e seguiram todo processo de segurança e excelência operacional dos trabalhos realizados na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.
A Eletronuclear ressalta que o evento não gerou qualquer risco ao meio ambiente, aos trabalhadores, à população e à segurança nuclear. A empresa reafirma seu compromisso de transparência com a sociedade, comunicando qualquer evento programado ou inesperado.
Eletronuclear